sábado, 18 de setembro de 2010

Há 40 anos Jimi Hendrix beijou o céu.


Há 40 anos, no dia 18 de setembro de 1970, uma sexta-feira, pouco depois da meia-noite, James Marshall Hendrix, 27 anos, capotou afogado em seu próprio vômito devido a uma overdose do barbitúrico Vesperax, misturado com bebidas, principalmente vinho. O efeito foi tão forte que ele ficou entorpecido e não conseguiu reagir quando fortes golfadas de vômito lhe subiram pelo esôfago como uma reação do organismo. O líquido invadiu-lhe os pulmões, seu coração entrou em taquicardia enquanto ele se afogava e, finalmente, parou. O óbito ocorreu no quarto de Monika Dannemann (sua então namorada), no Samarkand Hotel, em Notting Hill, Londres.
Jimi aproveitou pouco dos luxos e privilégios da vida de rockstar, apenas quatro de seus 27 anos de vida.

Jimi rodou muito antes de ter sua chance, tocou em bandas pequenas, acompanhou Little Richard, Sam Cooke, Curtis Knight, King Curtis, Slim Harpo, Isley Brothers, etc etc até que teve a chance quando tocava com sua banda Jimmy James and The Blue Flames no Cheetah Club, na Broadway com a 53rd Street, onde conseguiu um contrato de gravação com a Track Records. O primeiro single e relativo sucesso foi a canção machista Hey Joe, de Bill Roberts, em que um cara mata a esposa depois de um flagrante de adultério. Com ele estavam dois músicos aprovados num teste para formar o power trio The Jimi Hendrix Experience, o baterista inglês de 19 anos Mitch Mitchell (1947 – 2008) e o baixista irlandês de 21 anos Noel Redding (1945 – 2003), originalmente um guitarrista convencido por Jimi a passar de seis para quatro cordas.

Com Mitch Mitchell (E)  e Noel Redding na contracapa do primeiro LP
Jimi era bom letrista. Ele andava com uma pasta cheia de anotações em todo tipo de papel, guardanapos, pedaços rasgados, folhas inteiras e muits vezes compunha uma música, gravava a base e ia aos alfarrábios atrás de ideias para uma letra. O produtor Alan Douglas contou que ele tinha ausências:
- Ele vivia inteiramente voltado para a música. Você podia estar conversando com ele e, de repente, Jimi congelava, te deixava falando sozinho. Ele estava em algum lugar, tomado por ideias que lhe tinham vindo à mente. Podia acontecer até durante um jantar e lá ficava ele, paralisado com o talher na mão por cinco ou dez minutos. Quem já estava acostumado com isso sabia que era preciso deixá-lo em paz nessa hora até que voltasse ao normal. Esse tipo de reação era bastante comum, podia acontecer, por exemplo, umas 10 vezes num período de três ou quatro horas.


Quem ouvir os três discos lançados por Hendrix em vida, “Are You Experienced?” (1967), “Axis, Bold As Love (1967) e “Electric Ladyland” (1968) vai notar que a principal característica é o uso intensivo do efeito panoramic, ou simplesmente pan, que leva o som do canal direito para o canal esquerdo do estéreo e vice-versa. Com fones de ouvido se tem a impressão de que o som passa dentro da cabeça (dá barato se escutado na companhia de Mary Jane).

Nenhum comentário:

Postar um comentário