sábado, 3 de julho de 2010

39 anos sem Jim Morrison.

Em 3 de Julho de 1971, na banheira de um singelo hotel em Paris o mundo perdia um dos maiores ícones do rock de todos os tempos, James Douglas Morrison, ou simplesmente o Jimbo. Líder da banda The Doors, vocalista, compositor, poeta e para muitos, um legítimo xamã. Jim Morrison não exitou em explorar todas as possibilidades e sensações que o universo poderiam lhe proporcionar. Muitos fãs e biógrafos ainda especulam a verdadeira causa de sua morte - uma overdose de heroína, ou uma conspiração tramada pelo governo norte americano, que o acusava de corromper a juventude da época. O homem que confrontava a morte, morreu jovem, foi referido como sendo o número 4, assim como Jimi Hendrix, Janis Joplin e Brian Jones(todos mortos com 27 anos). Deixou registrada uma consistente obra musical. Foram seis álbuns de estúdio (The Doors, Strange Days, Waiting for the Sun, The Soft Parade, Morrison Hotel e L.A. Woman), e uma série de álbuns ao vivo, singles e compilações. Jim Morrison foi enterrado no belíssimo cemitério Père-Lachaise, em Paris. "A primeira vez que descobri a morte… eu, os meus pais e os meus avós, íamos de automóvel no meio do deserto ao amanhecer. Um caminhão carregado de índios, tinha chocado com outra viatura e havia índios espalhados por toda a estrada, sangrando. Eu era apenas um menino e fui obrigado a ficar dentro do carro enquanto meu pai foi ver o que se passava. Não consegui ver nada – para mim era apenas tinta vermelha esquisita e pessoas deitadas no chão, mas sentia que alguma coisa se tinha passado, porque conseguia perceber a vibração das pessoas à minha volta, então de repente apercebi-me que elas não sabiam mais do que eu sobre o que tinha acontecido. Esta foi a primeira vez que senti medo… e eu penso que nessa altura as almas daqueles índios mortos – talvez de um ou dois deles – andavam a correr e aos pulos e vieram parar à minha alma, e eu, apenas como uma esponja, ali sentado a absorvê-las."
Relato de Jim Morrison, sobre um acidente ocorrido em 1947 durante uma viagem de sua família ao Novo México.

Ghost Song - Fotografia, música e poesia.


Dica do blogger: Para quem ainda não viu, vale a pena. “The Doors” de Oliver Stone, de 1991. O filme retrata a história da banda e os principais acontecimentos na vida de Jim Morrison com muito realismo. Quem veste as calças de couro de Jim é o impecável Val Kilmer, que incorporou o personagem a ponto de, após as filmagens, precisar de vários meses para se livrar do mesmo. Vida longa ao Rei Lagarto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário